quinta-feira, 21 de junho de 2012

Treinando Aquarela 6

Mais Arbustos,

Segue mais uma série de arbustos. Acho que agora já chega. Estou cansado disso, vou procurar outro tutorial pra seguir hehe.



Não gostei muito do resultado deste acima. Falta a impressão de massas de folhas e camadas. O claro/escuro ficou meio truncado em algumas áreas, sem falar que teve pouca profundidade nas sombras.


Gostei mais do resultado deste. A impressão de folhas foi melhor neste pois usei o pincel mais vertical e fui golpeando a folha. Também usei menos água e mais tinta no pincel o que contribui para um resultado mais marcado. Gostei da luz e da sombra aqui, acho que consegui uma harmonia nos degradês.
Mas ainda tem defeitos: acabei matando a perspectiva atmosférica quando defini demais o arbusto menor.

Concluindo: acho os arbustos e árvores são um ótimo tema para os primeiros passos na aquarela. Com esse tutorial aprendi várias coisas além de ter adquirido certa habilidade. Resumindo: as principais coisas que aprendi foram:


  1. A aquarela lhe força a pensar o desenho como massas e manchas de claro e escuro, não como linha.
  2. É importante conhecer bem as cores e planejar com quais delas se irá trabalhar antes de começar.
  3. A aquarela em bisnaga não estraga se você deixa-la secar sobre a paleta! (hauhauhaa, nooby)
  4. A quantidade de tinta x água no pincel e no papel, determina os efeitos e defeitos também.
  5. A qualidade do material com que se trabalha define drasticamente o resultado final. (isso fica ainda mais claro na próxima postagem: sobre as técnicas).

Encontrei um tutorial muito bom sobre as técnicas da aquarela. Na próxima postagem colocarei os exercícios que fiz em cima disso.

abs

Nenhum comentário:

Postar um comentário