terça-feira, 3 de julho de 2012

Treinando Aquarela 10

Fiz essa aquarela abaixo pra experimentar as técnicas aprendidas no tutorial da postagem 7.


Tentei usar o máximo de técnicas, misturando e improvisando. Segue abaixo as indicações do nome da técnica e do local onde usei:


  1. Pra fazer as nuvens usei o amarelo mais forte sobre o amarelo ainda úmido.
  2. Fui limpando o pincel deixando-o com menos pigmento e menos água para fazer essa gradação.
  3. Aqui fiz uma tentativa de arrancar a cor já seca com o pincel úmido e sem pigmento para fazer núvens mas não funcionou e desisti. Talvez porque tenha deixado secar demais.
  4. Uma cor se fundindo na outra pra fazer a capa.
  5. Essa foi no improviso, chamei de "dedo": dedo seco sobre a tinta ainda úmida, fazendo um borrado em degradê.
  6. A leve textura foi obtida com uma esponja(de lavar louça mesmo). Depois um pincel mais seco e deitado me deu manchas fragmentadas.
  7. Comecei com o Pushing Out Pigment (ver postagem 7) mas não estava obtendo o efeito desejado de grama. Então parti para uma Detail Painting, como já havia visto em outro tutorial, usando uma pincelada ágil  que vai afinando.
  8. Na grama abaixo da árvore deixei a tinta secar demais, então quando arranhei o papel com a ponta de uma tesoura acabei arrancando fibras. Nas gramas do primeiro plano consegui um efeito melhor fazendo o arranhão com a superfície ainda úmida.
  9. Aqui fiz uma negative painting mas sem intensão nenhuma. Na verdade o que aconteceu é que apliquei o ton mais escuro do tronco da árvore por cima das manchas amarelas e vermelhas de folhas que já estavam secas, mascarando-as.
  10. Scumbling: na copa da árvore golpeei o papel fazendo manchas curtas umas sobre as outras para dar essa impressão de folhas. Acho que exagerei um pouco e o resultado ficou meio Pontilhismo demais.


Mas o aprendizado mais legal dessa lição foi este:



Eu descobri como é legal experimentar as pinceladas no papel antes de aplicar no desenho. Dessa maneira voçê pode testar o resultado das suas misturas de cores, técnicas de pincelada, além de usar a própria folha para enxugar o pincel e/ou retirar pigmento dele, conseguindo gradações. A partir de hoje minhas aquarelas serão todas cagadas em volta, hehe, =).

até a próxima,
abs

Nenhum comentário:

Postar um comentário