terça-feira, 22 de abril de 2014

Fazendo meu sketchbook (parte 2)



Essa é a segunda postagem sobre como fiz meu sketchbook personalizado.
Vamos aos materiais:




  • Capa de caderno velho (aqueles do seu colegial que sua mãe insiste em guardar – cuidado com a espessura, não pode ser uma capa muito grossa)


  • Furador de papel comum


Tem que ser um no qual caiba a espessura da capa de caderno velho – na dúvida, leve um pedaço da capa na loja e peça para testar a espessura

  • Argolas articuladas, também conhecidas como argolas scrapbook



Esse é o material principal, são uma raridade em alguns lugares. Em João Pessoa, tem esse lugar que vende:
Localização no Google Maps (fica nesse shopping em frente ao IBGE):

A argola articulada é o principal material porque ela trará a possibilidade de você mesmo trocar as folhas do caderno. Elas se abrem como argolas de fichário e você vai poder colocar as folhas de acordo com sua necessidade, gramatura alta ou baixa, podendo até misturar gramaturas diferentes.



Outra vantagem das argolas articuladas é que elas tornam o caderno reciclável, assim acabou-se o problema de procurar outro caderno igual para comprar, basta substituir as folhas usadas, e papel é barato. As folhas antigas você pode até arquivar num fichário de verdade, pois os furos são padronizados. E para aqueles que gostam de colecionar os sketchbooks com capa e tudo, basta fazer uma nova capa a cada reciclagem.

Outra vantagem é a comodidade. Com cadernos costurados ou colados, a capa não pode abrir mais de 180 graus e fica por ali atrapalhando a pegada no caderno. Com as argolas, você pode girar o restante do caderno que não vai ser usado a 360 graus, ficando muito simples de segurar.


Como eu disse na introdução, não dá pra encontrar uma solução que atenda a todos, e essa ideia traz uma desvantagem. Não dá pra desenhar página dupla. As argolas criam um vão entre as páginas e não dá pra continuar o desenho de uma pra outra. No meu caso não fez falta porque eu raramente faço desenhos dessa forma na rua. Mas se você gosta dessa abordagem, esse caderno não serve.



Compre a argola de tamanho pequeno, assim ela não irá atrapalhar na hora de colocar o caderno no bolso.

  • Ilhós (que caiba no buraco feito pelo furador de papel)



Os ilhoses servem para dar resistência aos buracos feitos na capa e podem ser encontrados em casas de aviamento, que são aquelas casas que vendem material de costura. No endereço acima, onde você compra as argolas, também tem ilhoses pra vender. Para aplicar os ilhoses existem ferramentas específicas que são vendidas nessas mesmas casas de costura, são os alicates ou uns ferrinhos de bater. Mas como não vamos aplicar ilhoses em larga escala não precisa comprar as ferramentas, basta pegar uma chave Philips e um martelo.

  • Elástico (para fechar o caderno).



Esses são os materiais básicos. O caderno de esboços que fiz tem outros materiais, mas que são só cosméticos; seu uso vai de acordo com o gosto do freguês. No próximo post mostro o passo a passo.

2 comentários: