sexta-feira, 25 de abril de 2014

Fazendo meu sketchbook (parte 3)

Esse é o terceiro e último post sobre como fiz meu sketchbook personalizado. Agora que já vimos os materiais, vamos ver o passo a passo.


Primeiro – corte a capa



Pensando em um melhor aproveitamento para o miolo, cheguei ao formato de capa de 11 x 15 cm – dessa maneira as folhas do miolo serão do tamanho de ¼ de uma folha A4, o que nos leva a um desperdício zero. Cada capa passa meio centímetro da borda do miolo para protegê-lo. Para cortar, um estilete é o suficiente.




Segundo – fure a capa



O furador normalmente tem uma seta que indica o meio entre os furos. Faça um risco no meio do lado menor da sua capa e iguale com a seta no meio do furador na hora de furar. Para acertar a distância do furo até a borda da capa, você pode riscar com um lápis. Se os furos ficarem muito perto da borda, a capa fica fraca e pode romper; se ficarem muito distantes, o miolo pode passar fora na outra margem.

Depois de furados os lados onde as argolas irão entrar, pegue uma das capas (que será a traseira) e fure também a borda oposta à das argolas. Esses furos são para o elástico e podem ficar um pouco mais longe da borda do que os furos das argolas. No meu caso furei bem perto da borda, o que não é legal pois o elástico pode escapar na hora de fechar.



Na hora de furar, não precisa se limitar à distância entre os furos do furador; você pode fazer os furos individualmente e de maneira que fiquem mais próximos, conseguindo tamanhos menores de caderno. Mas esse tamanho de 11 x 15 junto com o tamanho padrão do furador já cabe em muitos bolsos de bermuda.


Terceiro – aplique os ilhoses



Coloque o ilhós no furo de modo que a parte que tem uma argola fique pra fora do caderno. A boca menor do ilhós, a que fica pra dentro, precisa passar um pouco da borda da capa.



Insira nessa parte do ilhós a ponta da chave Philips (quanto maior a ponta em relação ao buraco do ilhós, melhor) e bata com o martelo para expandir a borda do ilhós e prendê-lo à capa. Dependendo do tamanho da ponta da chave, pode ser preciso mais de uma batida.




Quarto – aplique o elástico



Repita esse procedimento para prender o elástico. Lembra da outra borda da capa que também foi furada? Nesses furos iremos inserir as pontas do elástico e aplicar os ilhoses com essas pontas dentro do buraco, de maneira que elas fiquem presas pelos ilhoses.



Para saber que tamanho o elástico tem que ter (ele não pode ter o comprimento dos furos, tem que sobrar um pouco) prenda primeiro uma das pontas e, antes de prender a segunda, faça um teste, segurando-a com o dedo e tentando fechar o caderno. No meu caderno o elástico ficou com 12 cm (sem estar esticado). Esse tamanho vai depender da quantidade de folhas do miolo.


A quantidade de folhas do miolo vai depender do tamanho da argola que você comprou e da gramatura do papel que você escolher. No meu caso eu usei um papel Canson de 300 g/m², próprio para aquarela, e uma argola de tamanho pequeno. No miolo do meu caderno couberam 16 folhas, ou seja, dois A3 cortados em 8 pedaços.

E está pronto seu sketchbook personalizado e reciclável. Você pode incrementá-lo depois, colocando um elástico porta-lápis e um marca-página, é só seguir os mesmos passos usando furador e ilhoses.



E se quiser fazer uma textura com filtro de café na capa como essa que eu fiz é só dar uma olhada nesse link:
Na minha capa passei papel contato por cima dos filtros de café porque não consegui filtros suficientes e a camada de filtros ficou fina, dai o papel contato da uma resistência maior.

Uma dica: se não quiser tocar com a mão o verso das folhas quando segurar o caderno aberto (para não engordurar a página ou estragar um desenho já feito), basta segurar pela contracapa e deixar o restante pendurado.



Ou você pode intercalar folhas de papel vegetal entre uma folha de desenho e outra, assim você evita também que um desenho estrague o outro.

Espero que tenham gostado do post. Que dos seus cadernos de esboço saiam muitos desenhos ao ar livre e muitas ideias.

abs


Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho, comprei essas argolas e estão meio duras para abrir, como você conseguiu abrir de maneira prática?

    ResponderExcluir